ELETROSOL
Instalação e Manutenção de Aquecedores
A EletrosolPiscinaNovidadesTratamento d´ÁguaServicosTipos de AquecedoresManutenção FotosFale Conosco
Tipos de Aquecedores

TIPOS DE AQUECEDORES  

1.    AQUECEDOR SOLAR

      *(Tipos de instalação)

2.    AQUECEDOR DE PASSAGEM(GÁS)

     *(Tipos de gás)

3.    AQUECEDOR DE ACUMULAÇÃO (GÁS)

     *(Tipos de gás)

 1.            O QUE É AQUECEDOR SOLAR

Veja Exemplo na foto.

  O que é um aquecedor solar? 

Um aquecedor solar é uma “mini usina”, com capacidade para produzir energia em forma de água quente, no local onde ela será consumida. Ao mesmo tempo em que capta, o aquecedor armazena energia solar. Todo o sistema é composto de coletores de energia solar, reservatório térmico, tubulação própria para água quente, além de um sistema de aquecimento auxiliar para dias chuvosos, que pode ser elétrico, com termostato mecânico ou digital, e ainda pode receber o complemento do aquecedor a gás, da serpentina em fogão a lenha, da churrasqueira, do forno ou lareira.

·         Tipos de Instalações

 

o    Termossifão Natural

o    Pelo sistema natural, onde a água aquecida por ser mais leve se desloca até o reservatório por um processo chamado de Termossifão.

                           

 

o    Circulação Forçada

o    Por circulação forçada, quando o sistema por Termossifão não puder ser utilizado, utilizando-se de bombeamento e controle de funcionamento eletrônico (termostato diferencial). Sistema em circulação forçada é mais aplicado em grandes instalações.

                               

 

*Aquecedores Solares ficaram bem mais baratos, muito mais leves e duráveis, além de muitas vezes mais eficientes. E é por isso que o uso do Aquecedor Solar não para de crescer no Brasil e no mundo. Até mesmo países frios, como a Alemanha, têm usado cada vez mais essa tecnologia.

 

2.            Aquecedor a Passagem

AQUECEDOR A GÁS

O Aquecedor de Passagem a gás, é um equipamento destinado ao aquecimento de água para os mais diversos fins, principalmente para o banho. É um produto baseado na circulação continua de água através do seu interior, assim que acionado, por isso é chamado “passagem”, por que não existe reservatório para acumular a água aquecida, que é fornecida instantaneamente quando acionado.

Este acionamento é feito pela abertura dos registros ou misturadores de água, que faz com que o aparelho comece imediatamente a funcionar, automaticamente, gerando água quente para todos os ramais disponíveis da casa ou apartamento.

Seu funcionamento é simples, embora incorpore muita tecnologia, podendo ser resumido conforme os itens abaixo descritos:

- Pela passagem de água fria, no interior da válvula de água, pressiona-se um diafragma de borracha, que aciona válvula de gás (solenoide). Simultaneamente é enviado um sinal para a Unidade de Comando Eletrônico (UCE) que dispara faíscas (centelha mento), produzindo a queima da Câmara de Combustão.

 Tipos de Gás

Diferenças Entre gás natural e GLP 

Entenda as diferenças entre os aquecedores de gás natural e o GLP.

O GLP (que significa Gás Liquefeito do Petróleo) é extraído das frações mais leves do petróleo, sendo um produto gasoso, inodoro, inflamável e pode ser asfixiante se aspirado em grandes concentrações. Na temperatura ambiente costuma passar por transformações relacionadas à sua pressão e passa a apresentar uma forma líquida. Com isso, torna-se um combustível muito utilizado pela facilidade de se armazenar em vasilhames facilitando o seu transporte.

*Para que vazamentos sejam detectados, adicionam uma base de enxofre, tendo assim um odor característico.

O Gás Natural é considerado mais leve do que o ar e dissipa-se com rapidez em caso de vazamentos. Já o GLP é mais pesado e costuma se acumular junto ao chão.

O desempenho do Gás Natural é considerado o mesmo do GLP, mas se suas instalações são para o GLP e você deseja passar para o Gás Natural, procure estar atento às orientações fornecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.

 

            3.               Aquecedor Acumulo

                                 Aquecedor à Gás por Acumulação

Há mais de 30 anos milhares de usuários atestam a qualidade dos aquecedores à gás de acumulação. Sua principal característica é a facilidade de instalação e abundância de água quente na temperatura desejada. É a opção certa para quem busca conforto e economia. Dotados de controle automático de temperatura da água, podem atingir até 70 ºC +/- 5 ºC. Sua configuração normal suporta pressurização equivalente a 40m de coluna d’água (pressão estática máxima).Disponíveis em capacidades de armazenagem de 50 a 400 litros, para serem instalados sempre verticalmente.

Podem utilizar GLP (gás liquefeito de petróleo) ou GN (gás natural), havendo sempre um queimador específico para cada tipo de gás.

**Praticidade, Conforto E Segurança

Anodo de Magnésio

Exclusivo no modelo Vitrificado , protege adicionalmente o tanque interno contra a corrosão, prolongando a sua vida útil.

Isolamento Térmico

Os aquecedores à gás de acumulação  são isolados termicamente com poliuretano expandido, garantindo a conservação da temperatura da água aquecida por muito mais tempo, reduzindo assim o consumo de gás.

Dicas Importantes  :

As  lâmpadas 

Substituir uma lâmpada comum por uma lâmpada florescente evitara a emissão de 80 kilos de dióxido de carbono por ano.

Sempre Recicle

Você pode reduzir 600 kilos  na emissão de dióxido de carbono por ano se reciclar o lixo produzido em sua casa.

Evite Produtos com Embalagens em excessos 

Você pode deixar de emitir 500 kilos de dióxido de carbono se diminuir em 10% a quantidade de lixo que produz.

Dicas Sustentável

Troque seu chuveiro por um Aquecedor Solar, além  de consumir menos energia você contribui com o planeta!

Plante Arvores

 Uma única árvore absorverá 1 tonelada de dióxido de carbono durante sua vida.

Desligue os Aparelhos Eletrônicos

* Desligar sua televisão, DVD player, som  e computador quando não estão sendo utilizados, reduzira a emissão de toneladas de dióxido de carbono por ano.